quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Divindade ÈSÚ

"Èṣú ó ó ni yágo loa
 Mo fori balé oo”.

 ÈṢÚ, abre- me os caminhos
 Eu me prosto em reverência". (Mestre Didi  (1917-2013)

ÈṢÚ foi o primeiro ser criado por DEUS. Nasceu do sopro Divino de ÒLÒDUMÁRÈ sobre um monte de barro.
ÈṢÚ também está ligado ao culto de`ỌRÚNMÌLÀ. É a Divindade do movimento, ÒRÌṢÀ guardião dos templos, casas, cidades, das pessoas e mensageiro divino dos oráculos.  É o ÒRÌṢÀ da comunicação, da paciência, da ordem, da disciplina e do comportamento humano. "Sem ÈṢÚ, tudo estaria parado”. É ele quem abre as portas para levar o ẹbọ (oferenda) para o Òrún, é ele quem faz a conexão deste mundo com outro mundo. ”E como princípio dinâmico, é uma divindade neutra"( antropóloga Juana Elbein dos Santos).
Nada acontece sem Ele; para caminharmos, para o fluxo sanguíneo bombear o coração, o movimento da Terra e das marés, enfim, tudo iria parar se não houvesse movimento causado por ÈṢÚ. Ele também é o responsável pela transmissão do poder através da fala. Ele é quem dá aos sacerdotes e sacerdotisas o poder de acionar as forças espirituais através das evocações sagradas: preces, encantações, cânticos. Sendo guardião do sistema divinatório de `ỌRÚNMÌLÀ; ÈṢÚ fica presente nas consultas ao Oráculo e  passa a falar em nome de todos os ÒRÌṢÀ trazendo as respostas em forma de bênçãos ao consulente, por ser Ele é o intermediário entre os seres humanos e as potências Divinas (Falade Fatunby).  Sem a participação dessa DIVINDADE as respostas interpretadas pelo sacerdote seriam ininteligíveis para os seres humanos. É Ele quem acompanha atentamente as atitudes e palavras tanto do sacerdote quanto do consulente, principalmente quanto à sinceridade de cada um no momento.  È também quem fiscaliza todos os procedimentos desde a consulta até as oferendas. Ele, é quem transporta as oferendas para o mundo espiritual (ÒRÚN) e, se forem aceitas, traz de volta a resposta Divina na forma de BENÇÃO solicitada pelo cliente. ( Falade Fatunmbi)O aposento de ÈṢÚ tem de ser colocado na frente  da casa de aṣé, nunca deve estar atrás. ÈṢÚ é LIDER e se aborrece se for relegado.
Não existe nenhum ÒRÌṢÀ sem a companhia de ÈṢÚ.  ÈṢÚ é o ÌRÙNMOLÈ que leva todos os sacrifícios para que os propósitos cheguem ao lugar indicado. Por isso Ele é indispensável nas atividades diárias dos homens e dos ÒRÌṢÀ.
A palavra ÈṢÚ significa “esfera” não tem início e nem fim. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir sua função de mensageiro.

ÈṢÚ é o senhor do dinheiro, porque ele sabe que para viver com certa dignidade o seu humano precisa deste vil metal. ÈṢÚ é sempre o primeiro a ser invocado, é o senhor do dendê; é ele quem carrega o dendê na peneira. Ele conhece todas as nossas reencarnações. É o dono da lei do retomo, pois é exatamente a Sua função, fazer a lei acontecer. Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem outro caminho na vida. Se isto não acontecer nesta encarnação, poderá ser resgatada numa próxima.
 É ÈṢÚ quem abre os portais do mundo Invisível (Òrún). “Falar de ÈṢÚ
não é tarefa fácil”.  Nesta caminhada foi desenhado de muitas formas e foi chamado de inúmeros nomes: no Jardim do Éden, foi injustiçado, pois fizera dele a  serpente que introduziu o primeiro pecado no seio da humanidade.( Andir Souza). Ao longo dos séculos foi vitimado com os nomes: diabo, demônio, Lúcifer, Mefistófeles, Satanás etc....Informamos que na nossa religião, não existem diabos ou Divindades encarregadas de coisas ruins. No entanto, como tudo no universo possui de um modo geral dois lados, positivo e negativo, ÈṢÚ também funciona de forma positiva quando é bem tratado. Daí ser  considerado ÈṢÚ  o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano, que é, de um modo geral, mutante em suas ações e atitudes ( Wikipédia). Coisas boas ou ruins são inerentes aos seres humanos. Pelo pincel do pintor criaram um monstro. A infâmia e o mau gosto do artista lhe fez uma mistura de homem e besta com longos chifres, pés de cabra, com isso o pintor afrontou o Próprio Criador (OLÒDÚMÁRE), pois foi ÈṢÚ sua primeira criação. São mais ou menos mil setecentos e quinze anos que as igrejas não espiritualizadas, vem levianamente massificando  o subconsciente da humanidade, dizendo que ÈṢÚ é o diabo, isso se propagou e se perpetuou. Sabemos que o cristianismo era uma religião dominante, seus padres, pastores ...eram tidos como sábios e foi fácil dominar as mentes humanas denegrindo a imagem de ÈṢÚ e portanto denegrindo as religiões espiritualizadas.           *(Sociedade Espiritualista Edmundo Rodrigues Ferro)

Fontes:
·                    FERREIRA, Gilberto Antonio de Exu. Exu, a pedra primordial da teologia ioruba
·                    FONTENELLE, Aluizio. Exu. Rio de Janeiro, Espiritualista, s.d.
·                    FREITAS, João de. Exu na Umbanda. Rio de Janeiro: Editora Espiritualista.
·                    MAGGIE, Ivonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional.
·                     TRINDADE, Liana. Exu, poder e perigo. São Paulo, Ícone.
                  (Sociedade Espiritualista Edmundo Rodrigues Ferro
                  Adaptada por IYANIFÀ Gbemi Sola
                                                                                                                                   



7 comentários:

  1. Perfeito. Aboru Aboye Iya Nifa Gbemi Sola, mojuba Iya Otun Oba!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Aboru Aboye Iya Nifa Gbemi Sola, mojuba Iya Otun Oba!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do poder da sua palavra! Explicação esclarecedora sobre Esú! Mojuba Iya Otun Oba aboru aboye Iyanifa! Laroyeeeeê!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do poder da sua palavra! Explicação esclarecedora sobre Esú! Mojuba Iya Otun Oba aboru aboye Iyanifa! Laroyeeeeê!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!