quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

OBJETIVO DO IFISMO

                                  

OBJETIVO DO IFISMO


    `ỌRÚNMÌLÀ é o único a desvendar os segredos da vida através da palavra que é IFÁ.
    É Ele quem usa a história para explicar o presente e o futuro ao mesmo tempo. IFÁ é o sistema através do qual se processa a consulta oracular. 
    Acredita-se que DEUS TODO-PODEROSO, mandou `ỌRÚNMÌLÀ com seus mandamentos  do `ỌRÚN para o ÀIYÉ para que levasse a Sua palavra a todos os seres humanos para que seguissem um caminho sem grandes atribulações. A sabedoria, o conhecimento e a inteligência que DEUS lhe deu, permitiu-lhe tal poder.     
    IFÁ é a verdade, o enigma, a parábola e toda a sabedoria de `ỌRÚNMÌLÀ, onde o bom caminho mostrado aos homens vem através dos poemas dos ODÚ – IFÁ para assim descobrir como os desafios poderão ser resolvidos, como alcançar uma solução satisfatória para os problemas, como eliminar as ameaças e todas as formas de decepções que assolam as comunidades, as nações e o mundo.

     IFISMO não é a única religião espiritualizada, mas é uma religião que mostra um modo de vida completo e que muda o comportamento das pessoas para melhor, para aqueles que querem destrancar a porta do tesouro da vida,  que não querem ser enganados.  Para isso contamos com ÒLÙWÓ / BÀBÁLAWÓ / IYANIFÁ, porque eles podem interpretar através dos canais de comunicação com as forças invisíveis, as mensagens e a fala das DIVINDADES, com precisão, estabelecendo os pontos principais e os códigos que precisam ser revelados, restabelecendo a tranqüilidade, o bem estar físico, financeiro e sentimental da pessoa. 
   Estudando o Ifismo adquirimos um bom conhecimento sobre os ensinamentos, que somos todos iguais. Todos nós morremos e não vamos levar nada dessa vida, a não ser o que fizemos em nome da harmonia e da felicidade. É preciso que as pessoas procurem encontrar sua verdade, pois é a verdade que vai prevalecer no final. A humildade é a grande mensagem de Ifá, o caminho para a paz e o amor. Com isso fica muito difícil conviver vendo certas pessoas agirem com maldade contra seus semelhantes se fazendo de Juiz, conviver com a falta de moral, conviver com os que não têm bom caráter, conviver com os impiedosos, com os egoístas... Portanto, é aconselhável que todos devam não só aprender, mas seguir os ensinamentos de `ỌRÚNMÌLÀ, para transformar a sua vida em algo benéfico para si e para os outros. Quanto mais você souber viver e conviver, mais próximo estará do seu milagre e mais abençoado será por OLODÚMÀRÈ. 

7 comentários:

  1. Aboru Aboye Iyanifá Gbemi Solá. Realmente é muito difícil conviver com pessoas que semeam o mal. Toda via é nosso dever levar a palavra de obatala aos quatro cantos sabendo que não vamos agradar a todos mas mesmo assim faremos nossa parte. Aquilo que nos transforma é o que queremos a todos que amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MINHA FILHA É O DEVER DE UM VERDADEIRO SACERDOTE.
      TENHO CERTEZA DE QUE VC, ESPIRITUALIZADA COMO É SABERÁ CONDUZIR COM BRILHANTE DESPRENDIMENTO TAL TAREFA.

      Excluir
  2. Mojuba Iya Otun Oba Aboru Aboye Iyanifá Gbemi Sola!
    Primeiramente quero parabenizar a senhora pelo blog e pelos textos escritos com muita clareza e sabedoria.
    Depois que conheci Ifá minha vida mudou, as diferenças são perceptiveis e hoje eu posso dizer o quanto eu sou feliz e grata. Ifá nos mostra sempre a verdade e o melhor caminho a ser seguido e dentro da nossa religião descobri que não estamos sozinhos e descobri também o que é o amor, a paz, alegria, harmonia e tanta outras coisas que me levam a buscar a ser uma pessoa melhor, seguindo sempre com a verdade, conduta e caráter.
    Quando estamos com o coração e a alma preenchidos de coisas boas é muito difícil mesmo conviver com pessoas, maldosas, egoístas, egocêntricas, mau caráter que estão sempre nos cercando para tentar nos prejudicar de alguma forma. Por isso devemos sempre nos apegar aos ensinamentos de Orunmila, continuar seguindo com nossa verdade e emanar luz para essas pessoas.
    Obrigada por todos os seus ensinamentos, sua paciência e seu carinho.
    Beijo enorme
    Oya Ayo Gba Mi

    ResponderExcluir
  3. Vc esta certa. Seu comentário mostra sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabens, mãe querida e iyanifa ifagbe mi sola. Seus ensinem tos me enrriquece. E tenho orgulho e sorte de ser minha mãe carnal e sacerdotisa do templo efunlase.com

    ResponderExcluir
  5. Mojuba Iya Otun Oba Abouru aboye Iyanifa Gbemi Sola!!
    Muito obrigada por seu despreendimento e sua entrega ao estudo para nos presentear com textos maravilhosos e esclarecedores.
    A humanidade precisa conhecer a palavra de Orunmila, precisa conhecer a transformação a partir de Ifá.

    ResponderExcluir
  6. Mojuba Iya Otun Oba Abouru aboye Iyanifa Gbemi Sola!!
    Muito obrigada por seu despreendimento e sua entrega ao estudo para nos presentear com textos maravilhosos e esclarecedores.
    A humanidade precisa conhecer a palavra de Orunmila, precisa conhecer a transformação a partir de Ifá.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!