terça-feira, 21 de abril de 2015

IFÁ DIZ: O ESPÍRITO EVOLUI




IFÁ DIZ: O ESPÍRITO EVOLUI.



        O IFISMO, além de ser um sistema religioso-filosófico, dá suporte a diversas outras teorias e ensinamentos: a evolução do espírito.        
 O IFISMO enfatiza: a “Divindade” ajuda o homem a lutar pelos seus sonhos fortalecendo-o espiritualmente.
O IFISMO tolera uma mescla emaranhada de diversos conceitos religiosos, pois não há preconceito na religião, o Ifismo abraça a todos. 
O IFISMO nos ensina que, as pessoas possuem um espírito e que é uma força indestrutível e que o corpo é apenas um invólucro que o abriga, por isso, acreditamos que a morte não existe, ela não representa o fim da vida humana, mas uma mudança de vida para outra vida.
O IFISMO nos ensina que, existe outro mundo paralelo ao nosso. Este mundo é chamado de `ỌRUN ( Céu, a casa dos espíritos)  Embora a morte seja inevitável, vimos que ela pode sofrer alterações através da intervenção de `ỌRÚNMÌLÀ ou de todos os  ORÌṢÁ junto a OLODÙMÁRÉ; somente Eles têm o poder de prolongar nossa existência.
Após a morte, são feitas as obrigações para o encaminhamento do espírito através de Rituais Fúnebres como ÀṢÉṢÉ.   Feitas as obrigações do ritual fúnebre, ÀṢÉṢÉ, o espírito se desprende de tudo que deixou na terra e passa por um portal que liga o ÀIYÉ ( terra) ao `ỌRUN ( céu), este portal é guardado por um guardião chamado de ONÌBODÉ `ỌRUN( guardião do céu), este portal tem a ligação entre os dois mundos,o ÀIYÉ E O `ỌRUN onde `ỌRUN é a moradia de OLÓDÙMARÉ( Criador supremos de Todo o universo e todos os seres) onde vão receber as bênçãos ou o julgamento de seus atos na Terra.  Dependendo da vida e a causa morte deste ancestral, ele é colocado em uma das sete partes do `ỌRUN. Cada parte corresponde a um tipo de elevação espiritual.
 - SÁNMÒ – Plano divino onde estão as diferentes formas de espíritos e Divindades divididos em setores assim relacionados:


`ỌRUN ÀPÁÀDÍ - Onde os erros das pessoas são impossíveis de reparar, similar ao inferno.
`ỌRUN AFÉÉFÉ – local de correção aos espíritos desencarnados.
`ỌRUN ÌSÁLÚ- espaço para julgamento dos espíritos.
`ỌRUN RERE –  lugar daqueles que foram bons em vida.
`ỌRUN BURÚKÚ – local de permanência dos maus espíritos.
`ỌRUN ÀLÀÁFÍÀ – local de paz e tranquilidade. `Ọnà ìlú náà jìn bí `Ọrun.( O caminho da vida é tão longe quanto o céu.)
A trajetória desse espírito depende das boas ou más ações.  Enquanto não atingimos a libertação final, passamos continuamente por mortes e reencarnações  da qual só saímos após atingirmos a Iluminação.
Òdí - Ogbè

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!