terça-feira, 3 de abril de 2018

O poder do ÒRÌSÀ ÀYÓN e sua iniciação.



ÀYÁN - 
Àyán/Àyon o Òrìà do Tambor. As religiões de matrizes africanas há tempos vêm resgatando alguns ÒRÌÀ que por ventura ficaram esquecidos ao longo dos anos até pouco tempo. Òrìà “ÀYÀN” é um deles.
No Brasil essa tradição praticamente perdeu-se, mas foi mantida na Nigéria e Benin a Terra Yorubá. Òrìà Àyán representa a expressão sonora das divindades; e é o símbolo do tambor que serve como depositário dos poderes divinos. Ele é o veiculo que Ihe da voz. A consagração de Àyán no tambor Batá e feita por meio de ritual e elementos litúrgicos sagrados, que ficam dentro do tambor e que é selado hermeticamente com as duas peles. Os Batás sagrados são tratados como seres viventes, para isso devem ter cuidados específicos e uma variedade de regras para o seu uso. O tambor tem A força espiritual contida nele e a essa força espiritual que o consagra é chamada de “Àyán” ou “Àyon”.
Quando Àyán é fixado no tambor é chamado de “Eleekoto”. O ritual de consagração inclui a pintura do tambor com a assinatura de ÀNGÓ. Eleekoto é representado por uma miniatura de tambor Batá que não pode ser tocada, pois simboliza o próprio “Àyán.”
 Para que alguém possa ser iniciado para Àyán e tocar o Batá, deve cumprir rígidos rituais religiosos onde receberá o título de ONILU o sacerdote maior. Os iniciados se tornam pessoas especiais e estudantes da liturgia das religiões de matrizes africanas assim como também os segredos dos Tambores de Batá, que é um elemento sagrado na cultura Yorubá e e que serão usados em rituais religiosos para sua construção, preparação e iniciação daquelesde outros que irão tocá-lo.
Você que cultua Òrìà e gosta de música eis uma grande oportunidade de se iniciar para Àyán e ter a sua vida plena de alegria, saúde e prosperidade. Com a iniciação vc aprenderá a tocar tambor com os melhores mestres e passará a agradar aos Òrìà.
Nos procure no BRASIL pelos tel- (021) 997 137 777  -  (021) 999 587 230  ----- (021) 999 453 883

U.S.A MIAMI- 1 (305) 998-9214 - 1 (786) 303 – 0674  -  1(786) 599-5008

Que Deus e os Òrìà abençoem vocês.

Fontes de pesquisas:

A história de Àyon. Radiovinhadeluz.com.br

Diego ty Odè- Orixa é amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!